terça-feira, 6 de abril de 2010

Espiritismo e o fenômeno Chico Xavier


2010 é o ano do centenário do famoso médium Chico Xavier, aquele que psicografou centenas ou milhares de mensagens de supostos espíritos de pessoas mortas para seus parentes.

O filme que relata sua trajetória de vida, e que acabou de ser lançado, já bate recorde de público em todo o Brasil.

Mas a que se deve todo esse sucesso? Seriam verídicas as tais mensagens que ele escrevia? O que é o espiritismo, afinal? Espiritismo tem algo a ver com Cristianismo?

A idéia de que poderíamos nos comunicar com pessoas que já morreram fascina e atrai cada vez mais pessoas que não tem uma base espiritual sólida, e/ou que buscam conforto após a perda de algum familiar próximo.

Espiritismo não tem nada a ver com Cristianismo, mesmo que digam o contrário.

Ser cristão significa ser discípulo de Cristo, e o discípulo procura seguir as doutrinas do seu Mestre. E se alguém segue a Doutrina de Jesus, quer dizer que segue a Bíblia, que para o cristão é a Palavra de Deus. Logo, reconhece TODA a Bíblia como autoridade de fé e doutrina.

O Espiritismo não pode ser considerado cristão porque:
  • não utiliza a Bíblia como base de suas doutrinas, mas sim os escritos de seus líderes (Exemplo: Léon Hippolyte Ravail, que utilizava o pseudônimo de Allan Kardec, por se dizer a reencarnação de um poeta celta com esse nome);
  • rejeitam a doutrina da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Crêem em Jesus como sendo o melhor mestre, exemplo e médium como o mundo jamais conheceu, mas que Jesus foi um dos vários salvadores que vieram ao mundo, e não o Único Salvador;
  • defendem que é por meio das obras através dos anos que as almas podem ir progredindo das regiões escuras para as esferas de luz. Não acreditam nem no inferno nem no Céu descrito na Bíblia. Defendem a reencarnação. A Bíblia ensina que nossa salvação não é pelas obras para que ninguém se glorie, mas é tudo pela graça de Deus ( Ef 2.8,9; Rm 6.23; Jo 3.16; 2 Co 5.21; Tt 3.5);
  • praticam a comunicação com os mortos. Essa prática sempre foi condenada por Deus. (Dt 18.10-12; Is 8.19). Lemos no Novo Testamento acerca de demônios que possuíam as pessoas e falavam por intermédio delas coisas alheias ao conhecimento do possesso ( Atos 16.16-18; Mc 5.2-12);
  • os espíritas negam a verdade a respeito de todos os grandes ensinamentos (de Cristo, na Bíblia), como o pecado, a redenção, a ressurreição e a segunda vinda. Se ele estava enganado a respeito de todos seus ensinos fundamentais, como pode ter sido o melhor médium espírita que o mundo já conheceu? Negam a encarnação divina, a ressurreição corpórea de Cristo e a sua ascensão e regresso em forma pessoal. Dizem que ressuscitou somente seu espírito e ascendeu à Sexta esfera espiritual. (Mas a Bíblia ensina que) A base fundamental do evangelho é a divindade de Cristo, seu sacrifício vicário por nossos pecados, sua ressurreição corporal dos mortos e seu regresso visível para levar-nos ao lar que foi preparar para os seus ( Jo 1.1-4, 14: Mt 1.18-23; Jo 3.14-21;Is 53.1-12; 1 Co 15.1-8;14.23;Jo 14.1-6;Lc 24.36-48: At 1.9-11: Mt 24.23,27-31; 1 Ts 4.16-17).
Mesmo assim o Espiritismo vem cativando cada vez mais pessoas.

Entendam que, segundo a Bíblia, a caridade, ou as boas obras, por si só, não significam nada nem possuem peso algum diante da Salvação.

Aprendi e gosto de repetir que não sou salvo porque pratico boas obras, mas devo praticá-las porque sou salvo, por gratidão. Se boas obras servissem para apagar o pecado de alguém, Jesus não precisaria ter morrido para que os que cressem que Ele morreu e ressuscitou fossem salvos. É simples assim!

Sem falar nessa coisa de se "comunicarem com os mortos". Saibam que tanto os anjos como os demônios podem se mover de um lugar para outro e observar as pessoas durante seu dia-a-dia. O que impede os espíritos malígnos (demônios) de observarem a vida de milhares de pessoas e com todas as informações colhidas, se passarem por mortos? Pense nisso.

Um coisa eu tenho certeza. O Espiritismo não é algo de Deus e se você acredita nessas doutrinas espíritas, reflita bastante, pois sua vida pode estar sendo manipulada por algo muito ruim.


Que Deus tenha misericórdia!

5 comentários:

Kaline disse...

Parabéns irmão gostei bastante do texto vou publicá-lo no meu blog, claro com sua autoria, Deus o abençoe.

Bruno Valverde disse...

Mais um guiado pela ignorância, caridade não é coisa de deus?
Sua vida é que está sendo manipulada, por um pastor que acha que todo o mal que vc fez , foi pelo ralo do batismo.

Thiago Pinheiro disse...

Querido, onde eu escrevi que caridade não é coisa de Deus?

eu disse:"Entendam que, segundo a Bíblia, a caridade, ou as boas obras, por si só, não significam nada nem possuem peso algum diante da Salvação.

Aprendi e gosto de repetir que não sou salvo porque pratico boas obras, mas devo praticá-las porque sou salvo, por gratidão. Se boas obras servissem para apagar o pecado de alguém, Jesus não precisaria ter morrido para que os que cressem que Ele morreu e ressuscitou fossem salvos. É simples assim!"


Onde estou dizendo que caridade não é de Deus?

Pelo visto você não leu, se leu não entendeu, se entendeu não quis considerar por não ter discernimento espiritual suficiente. (desculpe ser tão sincero, mas Jesus era sincero)

Já estudou "causa e efeito" na escola?

Se eu largar uma maçã (causa), e não tiver nenhum obstáculo no caminho, ela cairá no chão (efeito).

Eu quis explicitar a diferença entre a doutrina espírita e a doutrina cristã genuína baseada na Bíblia.

A salvação é dada pela graça de Deus, pela fé em Jesus, e não pelas minhas obras. Entendeu? Ore pra que Deus te abra os olhos, e leia a Bíblia, você vai ver que muito do que te ensinaram está errado e é contrário aos mandamentos e à ética de Deus.

E outra coisa. Não sou manipulado por ninguém, mas sou guiado pelo Espírito Santo. Acima de qualquer fala de pastor está a Palavra de Deus e é por ela que eu me guio. Você deveria procurar fazer o mesmo.

Então, antes de falar sobre ignorância, tente se aprofundar mais no assunto. Ignorante eu seria se debatesse com você sobre marketing, pois não sei nada sobre o assunto.

Que Deus te abençoe e te ilumine pra que um dia você possa conhecer mais da vontade dEle.

Conceição disse...

Acho muito interressante qdo os que dizem seguidor da biblia como a unica palavra de Deus e que a segue na integra. Por que será que nesta mesma biblia ta escrito, nos evangelhos recomendado por Jesus, que ao orarmos ao nosso Pai, devemos orar em silencio, de preferencia em nosso quarto de porta fechada e os ditos evangelicos oram gritando, aos berros, chegando a incomodar a vizinhança?

Thiago Pinheiro disse...

Conceição,

você deve procurar entender em que contexto foi dito que devemos orar em silêncio no nosso quarto.

Temos diversas passagens bíblicas que mostram as pessoas louvando o Senhor com júbilos de alegria, cantando, dançando, etc.

É verdade que existem igrejas que precisam buscar mais ordem nos seus cultos, mas o barulho que incomoda os vizinhos não é característica de todas as igrejas. Isso seria generalizar.

Related Posts with Thumbnails