sexta-feira, 27 de junho de 2008

Dons espirituais - Parte 3


O capítulo 14 da primeira carta aos Coríntios fala sobre o dom de línguas.

Ao ler esse texto e tentar imaginar a cena que ali se passava, eu vejo uma igreja desorganizada, onde muitos se gloriavam por falarem em línguas estranhas e ninguém entendia ninguém.

1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

3
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

4
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

(I Coríntios 14 : 1-4)

O apóstolo Paulo deixa claro que os dons devem ser usados para a edificação do Corpo. Alguém tem o dom de falar em línguas estranhas? Ótimo, ore para que possa interpretá-las também.

"Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar." (I Coríntios 14:13)

18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
19
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

20
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

(I Coríntios 14 : 18-20)

Conseguem perceber a profundidade das palavras que Paulo usou? Ele prefere falar cinco palavras que edifiquem os outros do que falar dez mil palavras em línguas estranhas. Jesus também costumava usar hipérbole (exagero numa idéia expressa) para enfatizar o sentido, a essência de sua mensagem.

Agora vamos voltar nossos olhos para as igrejas atuais. Muitas igrejas definem o dom de línguas como sendo um dom obrigatório que as pessoas tem de ter para fazer parte daquela congregação. E pior, algumas igrejas chegam a afirmar que "se você não tem o dom de línguas, você não recebeu o Espírito Santo, não foi batizado no Espírito Santo", o que parece ser um absurdo.

Já vimos que isso não é verdade. Usando argumentos bíblicos, chegamos à conclusão de que TODOS (cristãos, a partir do momento que cremos que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar da condenação eterna) recebemos o Espírito Santo.

"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." (I Coríntios 12:13)

37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

39
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

(João 7 : 37-39)

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (Atos 2:38)

Alguns tentam criar distinção entre "receber o Espírito Santo" e "ser batizado no Espírito Santo", mas ao lermos as Escrituras fica claro que esta distinção não existe.

Além de desorganizada, a igreja parece ainda estar confusa com relação a muitas coisas. As confusões acerca dos dons espirituais são apenas uma pequena parte das dúvidas que permanecem até os dias atuais.

E qual o "remédio" que pode acabar com toda essa confusão? O conhecimento mais profundo da Palavra de Deus, a leitura constante da Bíblia, o estudo, etc.

O cristão deve procurar conhecer a fundo tudo que diz respeito a sua crença. O cristianismo deve ser um estilo de vida, devemos viver o que pregamos.

Vamos procurar viver cada vez mais o cristianismo?


Que Deus nos conduza sempre pelo Seu caminho!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails