segunda-feira, 21 de julho de 2008

Autoridade x Autoritarismo


Aí está uma coisa que ninguém nos ensinou na escola: ter autoridade sem ser autoritário.

Parece contraditório, mas não é. Aliás, uma coisa não depende da outra.

A autoridade é reconhecida de fora para dentro, ou seja, alguém reconhece a autoridade de quem se expressa. Quem fala com autoridade convence, não pela imposição, mas pela credibilidade que é transmitida.

O autoritarismo não. Quando se é autoritário, está impondo-se algo de dentro para fora, alguém tem de aceitar aquilo porque está sendo imposto e não porque elas reconhecem aquilo como sendo a melhor coisa a se a fazer.

Nem sempre a pessoa que age com autoritarismo tem credibilidade, mas o que tem autoridade tem, necessariamente, a credibilidade andando lado a lado.

Jesus falava com autoridade. Em nenhum momento ele impunha algo pela força. Ele sempre falou com sabedoria, e mesmo nos momentos em que criticava, até os que eram criticados ficavam atônitos, reconhecendo que aquilo era verdade.

31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.
32 E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.

33 E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz,

34 Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.

35 E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal.

36 E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

37 E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca.

(Lucas 4 : 31-37)

"Sua Palavra era com autoridade". Era assim que Jesus ensinava, é assim que nossas crianças deveriam ser ensinadas, é assim que os pais, professores, educadores deveriam ensinar, com autoridade e não com o autoritarismo perverso que vemos nos nossos dias.

Até nas igrejas existe o tal do autoritarismo. Onde já se viu proibir pessoas de cortarem o cabelo, usarem o tipo de roupa que quiserem, comerem a comida que quiserem ou assistirem os programas que desejarem? O nosso Deus é assim? Não é não!

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14 : 17)

Se você ler o capítulo 14 da carta aos Romanos, você vai perceber que Paulo falava sobre essas coisas bestas que nós colocamos acima do próprio Deus.

Eu vejo Deus como sendo um Deus com autoridade na minha vida, não um Deus cegamente autoritário, que possua uma lista de regras a serem seguidas sem nenhum propósito. Não! Deus é mais que isso. Ele, por meio do Seu amor, e com autoridade, me convence do que é certo e do que é errado.

E você? Tem sido autoritário ou tem passado a credibilidade necessária para ter sua autoridade reconhecida?

Pense nisso. Na vida, em qualquer lugar, exercemos liderança, mesmo que não percebamos. E precisamos dessa autoridade conquistada para poder liderar com perfeição.


Fiquem na Paz!

-----------------------

NOTA: lá na igreja de Roma, as pessoas estavam naquela de "o dia tal é mais santo", "comida tal eu não como", e chegavam ao ponto de querer julgar o irmão que comia aquilo que eles não comiam. Então Paulo diz que o que come, para o Senhor come, e o que não come, para o Senhor não come, já que ambos dão graças a Deus... e que cada um fosse pela sua própria consciência... e se temos consciência de que aquela comida não é imunda, mas nosso irmão não tem, devemos evitar. "Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu."(Lucas 14:15)

Concordam que são coisas colocadas acima de Deus? Ele está infinitamente além disso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blogger eh otimo.
parabens pelo texto. Que Deus te abencoe sempre.

;***

Anônimo disse...

fofuekzrk usual barry granting associationc thinkers khkd truthfully larssonu hebbal enroll
semelokertes marchimundui

Related Posts with Thumbnails