terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Em Que Você Acredita?


"Em que você acredita?"

Essa parece ser uma pergunta tão fácil e óbvia. Mas se alguém perguntasse isso para você, nesse instante, o que você responderia?

Entendam que estou levando em consideração que o caro leitor e visitante do blog seja um(a) cristão/cristã.

Então pergunto mais uma vez: Em que você acredita?

Pesquisando sobre declaração de fé cristã, cheguei ao credo Niceno-Constantinopolitano, que é naturalmente aceito pela Igreja Católica Apostólica Romana, pela Igreja Ortodoxa Oriental, pela Igreja Anglicana e pelas principais Igrejas Protestantes/Evangélicas. E seu texto diz o seguinte:

"Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, gerado do Pai desde toda a eternidade, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós e para nossa salvação, desceu dos céus; encarnou por obra do Espírito Santo, no seio da virgem Maria, e fez-se verdadeiro homem. Por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; sofreu a morte e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo, o Senhor, a fonte da vida que procede do Pai; com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele falou pelos profetas.

Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professamos um só baptismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir. Amém."

Isso responderia satisfatoriamente a pergunta inicial, não acham?

Nós cremos em um só Deus (Deuteronômio 6 : 4) criador do céu e da terra (Gênesis 1:1), em Jesus Cristo, Filho Unigênito do Pai (João 3 : 16) e por Ele todas as coisas foram feitas, encarnado por obra do Espírito Santo, no seio de uma virgem chamada Maria (João 1 : 3) (Mateus 1 : 23), crucificado, morto e sepultado, ressuscitado ao terceiro dia (Lucas 24 : 7), subiu aos céus e está à direita do Pai (Marcos 16 : 19), voltará em glória para julgar os vivos e os mortos (II Timóteo 4 : 1) e o Seu reino será eterno (Lucas 1 : 33).

Cremos no Espírito Santo, a fonte de vida que vem do Pai (João 14 : 26) e que falou por todos os profetas (II Pedro 1 : 21).

Cremos em uma Igreja una, como um só corpo (I Coríntios 12 : 12), uma Igreja santa (Efésios 5 : 27), uma Igreja católica, que significa universal (Hebreus 12 : 23), uma Igreja apostólica (Atos 2 : 42). Cremos em um só batismo (Efésios 4 : 5), esperamos a ressurreição dos mortos e a vida que há de vir (Atos 24 : 15).

Obs.: A palavra "católica" não necessariamente está ligada à igreja romana. É atribuido aí o sentido bíblico.

Independentemente de denominações, eu acredito que o cristianismo autêntico gira em torno dessas verdades, que, para nós , cristãos, devem ser defendidas como verdades absolutas.

E então? Em que você acredita?

Que Deus ilumine o caminho e abra os olhos dos que ainda têm dúvida sobre o que acreditam.

Graça, misericórdia e paz seja convosco na verdade e amor!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails