quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Ritmos de Deus" X "Ritmos do diabo"


Em se tratando de música, será que existiriam "ritmos de Deus" e "ritmos do diabo"?

Há uns anos atrás, uma banda de jovens cristãos foi convidada para tocar em uma outra igreja. Na ocasião, era raro a utilização de tambores na percursão. O máximo que se via era uma bateria, afinal, "música de Deus" tinha que ter piano, ou teclado, mas nada de tambores. (?!) Mas essa banda utilizava os dito cujos.

Uma certa irmã ficou escandalizada pelo fato do pastor ter permitido tambores dentro de sua igreja. E ela foi mais além do que a simples revolta interior. Se dirigiu ao pastor e disse: "ou o tambor do diabo sai, ou saio eu".

Se o "tambor do diabo" saiu eu não sei, mas o que interessa é que coisas desse tipo ainda acontecessem nos dias de hoje.

Será que o diabo teria criado algum ritmo musical? A Bíblia não fala nada sobre isso. Aliás, a Bíblia só dá créditos de autoria da mentira ao diabo, quando o próprio Jesus fala em João 8:44 que ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, é mentiroso e pai da mentira.

Sendo assim, acho meio estranho dizer que o diabo criou algum ritmo musical.

No decorrer da história, a música tem sido expressão da cultura de cada povo. Cada tribo, cada província, cada país pode ter um ou vários ritmos musicais que o caracterizam e o diferenciam de todos os outros.

Faço questão de lembrar o caro leitor de que estou falando de RITMOS MUSICAIS, e não das letras das músicas.

Acredito que, independentemente do ritmo, a música pode ser um instrumento utilizado para louvar e engrandecer o nome de Deus. (E agora vem a bomba)

Não gosto de funk, mas existem "tribos" pós-modernas que gostam, então eu acredito que até esse ritmo, que tem sido usado de maneira tão vergonhosa, deprimente e devassa, pode ser usado, sim, para louvar o nosso Deus.

(O funk foi um mero exemplo. Tempos atrás eu poderia ter usado o rock'n'roll)

Ora, se nós usamos nossa boca para louvar nosso Deus, a mesma boca que profere ou já proferiu mentiras, calúnias, fofocas e outros tipos de podridões, porque não poderíamos também santificar um ritmo ou estilo musical, seja ele qual for?

Não quero empurrar goela abaixo do leitor a minha opinião. Quero apenas deixar o assunto aberto a debates de idéias. E que essas idéias tenham base bíblica.

Então, fica aí registrada a minha opinião. E só peço que os mais fervorosos e afoitos leiam e releiam o que eu escrevi antes de interpretarem erradamente o que eu escrevi.


Que Deus seja louvado sempre, em todo momento!

22 comentários:

Aline disse...

Oláá, li seu artigo e olha quero deixar também minha opinião, é assim que crescemos ne:! rsrs
Bem vamos lá.. também não acredito que o diabo tenha criado algum retimo musical e não podemos dar a ele esse crédito com certeza, mas penso também que por ele ter sido o querubim ungido que regia o louvor no céu, e sabe a importância que tem a música para Deus, ele pode tentar se infiltrar na Igreja e mundaniza-la com alguns costumes que, o ser humano, muitas vezes quando vai para Jesus, nao quer renunciar.

Não deixo aqui nenhuma crítica a nenhum tipo de ritmo ou melodia, pois, não conhecemos qual a verdadeira intenção daquela pessoa ao cantar ou dançar aquele tipo escolhido.

Mas quero deixar aqui um alerta para que nós não possamos também permitir que o diabo use suas ferramentas e entre dentro de nossas Igrejas para tentar disfarçar de santo aquilo que já é de prazer da carne.

E se usamos nosso coração como termometro nessa hora, lá vem mais um lembrete da parte de Deus:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17 : 9)

Abraços querido...
Deus continue te usando..

Thiago Pinheiro disse...

Muito obrigado por expressar sua opinião aqui, Aline. Nota 10.

Alerta, nós temos que estar sempre. Tem igreja tocando hinos biblicamente corretos e estilos musicais totalmente aceitos, mas fazendo isso somente para ganhar dinheiro. Que adoração é essa, não é verdade?

Deus conhece os corações. Se você O louva com forró, sertanejo, rock, música clássica, com trombetas ou com um apito, Ele receberá sua adoração do mesmo jeito.

Você usou uma palavra-chave: "ferramenta". O diabo usa mesmo várias ferramentas. Ele usou até a própria Palavra de Deus quando tentou Jesus. Daí você consegue visualizar o que ele é capaz de fazer.

A Bíblia é constantemente usada para criar heresias, é a mãe das heresias (tendo passagens usadas fora do contexto). Então, porque não paramos de usar a Bíblia? Porque ela é nossa ferramenta de aprendizado, regra de fé, contém as revelações de Deus, é a Palavra de Deus.

Se todos os cristão dessem mais ouvidos à Palavra, esse e outros assuntos não seriam tão polêmicos.

Mas é isso aí... a luta é diária.

Gleidivaldo ! disse...

Muito legal o seu artigo. Nessa semana eu entrei em discursão com o meu pastor devido a questão de ritmos na igreja. Ele havia alegado que o diabo havia criado o ritmo do rock, e as pessoas que o haviam dissiminado-o geralmente eram drogadas, endemoniadas e falou que era totalmente errado e demoníaco. Eu me senti ofendido devido ao fato de gostar bastante do estilo e me sentir bem adorando ao Senhor com ele. Me aprofundei em pesquisas e mais pesquisas em relações a história e as raízes dos ritmos, e nos meus estudos percebi que a maioria dos ritmos tocados na igreja veêm de origem pagã, e que eram usados em cultos de adoração à outros deuses e muitas vezes em orgias e bacanais. Por incrivel que pareça até a Valsa tem raízes de religiões pagãs. E de certa, fiquei muito confuso pois o principal argumento daqueles que defendem o satanismo no ritmo, alega que foi pelo fato dele ter sido criado pra isso e que é algo perturbador. Entretanto, a maioria dos ritmos usados dentro da igreja tiveram origem pagã e promovem coisas tuins e desagradáveis e perturbador é algo relativo, pois para mim não é ... para outra pessoa pode até ser ... então, o que faço !? É ou ñ é ?!

Thiago Pinheiro disse...

Gleidivaldo,

Acho que seu pastor está, biblicamente, mal informado.

Vou te passar algumas referências bíblicas:

“E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de
pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos” (II Sm 6:5)

“E Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores,
para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a
voz com alegria” (I Cr 15:16)

“Quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz,
louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos,
e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua
benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor”,
(II Cr 5:13)

“Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de
Asafe, e de Hemã, e de Jedútum para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos.
Este foi o número dos homens que fizeram a obra: segundo o seu serviço” (I Cr 25:1)

“Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo
vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque
a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o
Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que
tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados” (II Cr 20:21, 22)

“Ora, na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares, para
os trazerem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria e com ações
de graças, e com canto, címbalos, alaúdes e harpas” (Ne 12:27).

Até agora, todos os instrumentos citados foram usados para adorar a Deus.

Mas a Bíblia nos mostra também que os mesmo instrumentos que eram usados para adorar a Deus, eram também usados para adoração de falsos deuses:

“Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da
cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música,
prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei
Nabucodonosor tem levantado” (Dn 3:5).

Veja que não importa o instrumento ou o ritmo. Todos podem ser usados para adoração do nosso Deus.

“Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no
firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o
conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta;
louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças;
louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com
címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto
tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Sl 150).

Portanto, todo aquele que respira louve ao Senhor!

Kássio Melo disse...

Thiago, gostei muito do artigo, quero sua permissão para publicar no blog da Rede de Jovens da minha congregação. Vou colocar os créditos.

Thiago Pinheiro disse...

Kássio,

Fique à vontade para publicar o que quiser do blog. E obrigado pela visita.

Abraço.

Elias LT disse...

Muito interessante o artigo, mas convida algumas rápidas reflexões. Se o Diabo não criou nada então a lógica é Deus criou, certo? - Se não foi o diabo que criou os ritmos para VODU então foi Deus, se não foi o DIABO que criou os ritmos para o candomblé, então foi DEUS, se não foi o Diabo que criou os ritmos para adoração a demônios através de ídolos pagãos então o lógico é dizer que quem criou é Deus. O mais curioso é que apesar de Deus ter criado todas estas coisas, elas foram usadas inicialmente e exclusivamente para adoração do DIABO, quer dizer, Deus criou estes ritmos mas o primeiro uso deles foi para adoração de Satanás, mas eles não pertencerm a Satanás. Isso faz lógica? Bem se apenas a autoria da mentira é dada ao DIABO podemos concluir que o próprío pecado quem sabe terá sido criado por Deus, já que o DIABO não cria nada? Teria Deus criado o próprio mal? - De imediato um pouco de reflexão e lógica já nos leva a pensar que esta frase "o diabo não é dono ou criou nada" tem seus problemas. E mais, na maioria destas igrejas que aceitam "tudo para o louvor a Deus" o Diabo tem culpa de todos os males pois tudo que é de Mal vem dele, só que quando o assunto é música aí o Diabo já não tem poder pra criar nenhuma nota sequer. Então, pensemos: Teria Deus criado as músicas de candomblé? de Vodu? ou de outras culturas de adoração a ídolos? já que Diabo não cria nada? Parece lógico isso? Qualquer um neste momento já chegaria a conclusão que eu estaria beirando a blasfêmia, mas meu objetivo é levar o leitor a adorar com o espírito mas também adorar com a mente.

Entremos no campo da música. Toda música é feita por três elementos: Melodia, Harmonia e Ritmo. Quando ouvimos uma música nos terreinos de macumba perguntaria ao leitor: quem criou esta música Deus ou o diabo? - dificilmente a resposta seria "Deus" - Só que a melogia foi criada pelo diabo, a harmonia foi criada pelo diabo e o ritmo foi criado pel... a não o ritmo foi Criado por Deus, pois a Bíblia nada fala em o Diabo ter criado algum ritmo. Se um dos elementos foi criado por Satanás os outros dois também o são.

Mas gostaria de voltar para a Bíblia, se na realidade tanto faz qual a forma o importante é que seja usado para adorar a Deus, porque Deus ordenou que o incenso (que representa a oração e louvor dos santos) fosse um incenso que ninguém teria um igual, que este incenso teria um "aroma exclusivo"? Ora se não importa o que se usa e sim o fim que se usa, porque ele não usou o mesmo perfume que os israelitas usavam no seu dia a dia? Porque tinha que ser um exclusivo e não tão pouco o usado no louvor a Deus poderia ser usado no dia-a-dia das pessoas? - Ao que me parece Deus faz distinção clara do que deve ser usado para seu louvor.

Achei muito interessante em uma das resposta alguem citar II Sm 6:5 a única coisas que faltou é dar uma verificada que este versículo se encontra na contexto histórico em que Deus rejeitou a "boa intenção" de Davi. Quando é feita uma comparação de instrumentos entre a primeira tentativa de Davi levar a Arca e a segunda tentativa (II Cronicas 13 e 15) o leitor observará facilmente uma diminuição consideravel na lista de instrumentos. Vejo poucos "argumentadores" de "pode tudo pra Deus" observar este ponto nestes textos.

"Orarei com meu espírito, mas orarei com a minha mente; Cantarei com meu espírito, mas cantarei com minha mente" - Apóstolo Paulo

Elias LT disse...

Muito interessante o artigo, mas convida algumas rápidas reflexões. Se o Diabo não criou nada então a lógica é Deus criou, certo? - Se não foi o diabo que criou os ritmos para VODU então foi Deus, se não foi o DIABO que criou os ritmos para o candomblé, então foi DEUS, se não foi o Diabo que criou os ritmos para adoração a demônios através de ídolos pagãos então o lógico é dizer que quem criou é Deus. O mais curioso é que apesar de Deus ter criado todas estas coisas, elas foram usadas inicialmente e exclusivamente para adoração do DIABO, quer dizer, Deus criou estes ritmos mas o primeiro uso deles foi para adoração de Satanás, mas eles não pertencerm a Satanás. Isso faz lógica? Bem se apenas a autoria da mentira é dada ao DIABO podemos concluir que o próprío pecado quem sabe terá sido criado por Deus, já que o DIABO não cria nada? Teria Deus criado o próprio mal? - De imediato um pouco de reflexão e lógica já nos leva a pensar que esta frase "o diabo não é dono ou criou nada" tem seus problemas. E mais, na maioria destas igrejas que aceitam "tudo para o louvor a Deus" o Diabo tem culpa de todos os males pois tudo que é de Mal vem dele, só que quando o assunto é música aí o Diabo já não tem poder pra criar nenhuma nota sequer. Então, pensemos: Teria Deus criado as músicas de candomblé? de Vodu? ou de outras culturas de adoração a ídolos? já que Diabo não cria nada? Parece lógico isso? Qualquer um neste momento já chegaria a conclusão que eu estaria beirando a blasfêmia, mas meu objetivo é levar o leitor a adorar com o espírito mas também adorar com a mente.

Entremos no campo da música. Toda música é feita por três elementos: Melodia, Harmonia e Ritmo. Quando ouvimos uma música nos terreinos de macumba perguntaria ao leitor: quem criou esta música Deus ou o diabo? - dificilmente a resposta seria "Deus" - Só que a melogia foi criada pelo diabo, a harmonia foi criada pelo diabo e o ritmo foi criado pel... a não o ritmo foi Criado por Deus, pois a Bíblia nada fala em o Diabo ter criado algum ritmo. Se um dos elementos foi criado por Satanás os outros dois também o são.

Mas gostaria de voltar para a Bíblia, se na realidade tanto faz qual a forma o importante é que seja usado para adorar a Deus, porque Deus ordenou que o incenso (que representa a oração e louvor dos santos) fosse um incenso que ninguém teria um igual, que este incenso teria um "aroma exclusivo"? Ora se não importa o que se usa e sim o fim que se usa, porque ele não usou o mesmo perfume que os israelitas usavam no seu dia a dia? Porque tinha que ser um exclusivo e não tão pouco o usado no louvor a Deus poderia ser usado no dia-a-dia das pessoas? - Ao que me parece Deus faz distinção clara do que deve ser usado para seu louvor.

Achei muito interessante em uma das resposta alguem citar II Sm 6:5 a única coisas que faltou é dar uma verificada que este versículo se encontra na contexto histórico em que Deus rejeitou a "boa intenção" de Davi. Quando é feita uma comparação de instrumentos entre a primeira tentativa de Davi levar a Arca e a segunda tentativa (II Cronicas 13 e 15) o leitor observará facilmente uma diminuição consideravel na lista de instrumentos. Vejo poucos "argumentadores" de "pode tudo pra Deus" observar este ponto nestes textos.

"Orarei com meu espírito, mas orarei com a minha mente; Cantarei com meu espírito, mas cantarei com minha mente" - Apóstolo Paulo

Pastor thiago disse...

é muito bom essas opinioes sobre a musica, mas tenho uma declaração a fazer sobre a respeito e digo que alguns ritimos musicais nao sao inspirados pelo Espirito Santo de Deus e provo tanto pala palavra como tambem pela a historia. por exemplo o axé quem inemtou foi um espirita chamado Luis Caldas la na bahia cerca de 25 anos atras, esse e so um exemplo de muitos que podemos mostrar de fato o diabo nao inventa nada mas, ele sabe muito bem como dar inteligencia para alguem principalmente para influenciar a igreja, nao quero ser um alto critico co respeito a instrumento, pois sou musico e nao existe instrumento musical que é do diabo mas ritimos isso afirmo sim Paulo disse " tudo me é licito mas nem tudo me convem" 1Co 6. 12, se alguem quiser mas esclarecimento por favor me contate, com toda a humildadde vamos ver em nome de jesus o que é bom para o corpo de Cristo.

Jean prostado aos pés de Cristo Jesus disse...

"todos os ritmos Louvem ao senhor"
Mas venhamos e convenhamos que ha ritmos e à ritmos, pois alguns levam ao desejo da carne.
o Pai esta atrás de verdadeiros adoradores...
Não sei qual tipo de Doutrina em sua Igreja, pois temos que estar sujeitos a tais por obediência. me perdoe amado!
Más o que vejo é que muitas denominações estão colocando o profano ao lado do santo.
"o Evangelho é renúncia"

Anônimo disse...

Elias , amigo sinto te dizer mais infelizmente você esta profundamente equivocado, Todo tipo de instrumento e Ritmos foram criados no Céu! La é louvor 24hrs. E todo tipo de adoração foi criada para o SENHOR, adoração MUSICAL, adoração CORPORAL, adoração com Sacrifícios, Observe no velho testamento que até sacrifícios de Sangue para o Senhor existio. A música em sí foi criada no Céu,antes do inferno existiu o Céu e la foram criadas todas as coisas antes daqui,o inimigo era regente Musical e ele sabe muito bem disso,Todavia ele usa a mente do Ser humano para Adorar à ídolos, a sí mesmo ou usar a música em si para outros Fins , para intenções malígnas como causar lacívia (axé,funk) incitar o ódio (rock).. etc... O importante não é o ritmo, a melodia ou a harmonia e sim a Intenção com que são feitas.Até sacríficios de sangue o inimigo se "aposou" e o fez para adorar a ele. (bruxaria)
Até as danças foram feitas para adorar a Deus,Davi Dançou em adoração ao Senhor,(Adoração Corporal)
Vamos parar de defamar o evangelho do Senhor com convicções Humanas e mergulhar no manual que Deus nos deixou na terra para não haver dúvidas do que é certo e errado,e parar de IRAR o coração de Deus, sim eu disse "IRAR", pois fazendo isso você esta difamando o evangelho ao invés de estar sendo justo como pensa,perceba que uma interpretação errada da bíblia pode ocasionar em ira do Senhor contra sua vida. Irmãos vamos Estudar. ;)

Anônimo disse...

Musica = conjuntos de sons para agradar o ouvido
Louvor=glorificação=exaltar=excitação do espirito

Deus quer louvor para agradar seu coraçao e nao musica.para seus ouvidos.

Unknown disse...


GRAÇA E PAZ IRMÃOS
TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO.
A maioria dos canticos que todos julgam ser "santos e corretos" diante de Deus (como hinos da harpa cristã) são tocadas no ritmo de bolero, valsa e outros... eram os etilos musicais da epoca, por exemplo voce pode ouvi qualquer cantor secular dos anos 60,70 80 vao perceber que sao os mesmo ritmo.
peço que antes que de julgarem um ritmo "santo" ou não, procurem pesquisar a origem desses ritmos. Posso garantir que nenhum foi criado por pastores ou ministros de louvor ou qualquer membro relacionado a uma igreja evangelica, então chego a conclusão que; não importa o ritmo, importa é que os verdadeiros adoradores adorem ao Pai em Espírito e em verdade.... abraço

Unknown disse...


GRAÇA E PAZ IRMÃOS
TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO.
A maioria dos canticos que todos julgam ser "santos e corretos" diante de Deus (como hinos da harpa cristã) são tocadas no ritmo de bolero, valsa e outros... eram os etilos musicais da epoca, por exemplo voce pode ouvi qualquer cantor secular dos anos 60,70 80 vao perceber que sao os mesmo ritmo.
peço que antes que de julgarem um ritmo "santo" ou não, procurem pesquisar a origem desses ritmos. Posso garantir que nenhum foi criado por pastores ou ministros de louvor ou qualquer membro relacionado a uma igreja evangelica, então chego a conclusão que; não importa o ritmo, importa é que os verdadeiros adoradores adorem ao Pai em Espírito e em verdade.... abraço

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ IRMÃOS
TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO.
A maioria dos canticos que todos julgam ser "santos e corretos" diante de Deus (como hinos da harpa cristã) são tocadas no ritmo de bolero, valsa e outros... eram os etilos musicais da epoca, por exemplo voce pode ouvi qualquer cantor secular dos anos 60,70 80 vao perceber que sao os mesmo ritmo.
peço que antes que de julgarem um ritmo "santo" ou não, procurem pesquisar a origem desses ritmos. Posso garantir que nenhum foi criado por pastores ou ministros de louvor ou qualquer membro relacionado a uma igreja evangelica, então chego a conclusão que; não importa o ritmo, importa é que os verdadeiros adoradores adorem ao Pai em Espírito e em verdade.... abraço

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ IRMÃOS
TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO.
A maioria dos canticos que todos julgam ser "santos e corretos" diante de Deus (como hinos da harpa cristã) são tocadas no ritmo de bolero, valsa e outros... eram os etilos musicais da epoca, por exemplo voce pode ouvi qualquer cantor secular dos anos 60,70 80 vao perceber que sao os mesmo ritmo.
peço que antes que de julgarem um ritmo "santo" ou não, procurem pesquisar a origem desses ritmos. Posso garantir que nenhum foi criado por pastores ou ministros de louvor ou qualquer membro relacionado a uma igreja evangelica, então chego a conclusão que; não importa o ritmo, importa é que os verdadeiros adoradores adorem ao Pai em Espírito e em verdade.... abraço

Anônimo disse...

MEU PADRASTO QUANDO ANDAVA NO CARRO COMIGO NAO QUERIA IR PORQUE EU COLOCABA UMAS MUSICAS LENTAS E NO DIA QUE EU COLOQUEI FORRO GOSPEL ELE GOSTOU E ELE NAO GOSTA DE CRENTE MAIS PEGUEI ELE CANTANDO HA UMA SAIDA SHIRLEY CARVALHAS. DECOROU TODAS AS MUSICAS DO CD, EU VEJO QUE A BIBLIA FALA DE CANTICOS E HINOS ESPIRITUAIS MAIS NAO FALA DE RITMOS, AS IGREJAS TRADICIONAIS NAO LOUVAM FORRO POR SER MUNDANO MAIS NO MUNDO SE TOCA MUSICA LENTA TAMBEM E BREGA TAMBEM, E AI? A BIBLIA DIZ QUE E PRA LOUVOR XOM TAMBORES, COMO LOUVAR RITMO LENTO COM TIMBAL,ZABUNBA, CONGA,AGOGO, CAJON, TRIANGOLO
E OITROS,

CREIO QUE SE UMA PESSOA NAO LOUVA O FORRO POR QUE DIZ QUE VAI MEXER COM A CARNE ENTAO COMO VAI VIVER NO MUNDO ONDE TODOS OS LUGARES TOCA FORRO TODOS OS PONTOS DO BRASIL, TEM GENTE QUE NAO ACISTE TV PORQUE PASSA MULHAR DESPIDA,CM ROUPAS INTIMAS, E NAS RUAS TEM MULHARES EM TODO LUGAR COM SHORTES TAO CIRTOS QUE E DIFICIL VER SE E SHORT OI CAUCONHA,

OS RITMOS ATRAE AS PESSOAS E EU ACREDITO QUE DEUS RECEBE, E SE NAO LOUVA FORRO POR QUE TEM MEDO DE ENTRAR NA CARNE, VIGIA POR QUE A PRIMEIRA DISCUÇAO COM AUGUM IRMAO VAI OCASIONAR CARNALIDADE POR QUE E VOCE QUE ESTA CARNAU E NAO O RITMO QUE VAI TE DEIXAR ASSIM

E DAVI DANÇOU, PULOU, DE ALEGRIA, CREIO QUE ERA RITMOS AGITADOS E DAVI NAO ESTAVA NA CARNE E AIM NO ESPORITO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco. disse...

Discernimento ne gente, um ritmo ou PONTO que sempre foi e é usado em terreiros de macumba como funk, com musicas cristãs e no mínimo inaceitável...

WALDIR RIBEIRO disse...

Então senhores, na minha opinião sempre que pessoas começam a querer usar da mesa do diabo para incrementar, diversificar e modernizar a casa de Deus significa que:
a) o velho homem não morreu, ainda há coisas que prendem estas pessoas ao mundo então arrumam desculpas para tornar legal este ou aquele ritmo.

b)Pastores e líderes querem aderir ao modismo, para arrebanhar mais pessoas, seguidores, para encher as igrejas, aumentar as arrecadações e se tornarem líderes formadores de opinião, se tornarem ídolos, tudo pela fama tudo pelo dizimo e ofertas, igrejas cheias.

c) esse é o seculo do ecumenismo dos louvores, aceitasse tudo para ganhar a todos, os cultos, os louvores e a adoração perdendo o foco perdendo a essência espiritual, vale qualquer coisa para seu corpo matar as saudades da vida secular, os balanços no corpo é para sentir melhor o ritmo, passinho de dança para relembrar os tempos de discotecas, festa raves e etc...ESTÃO ENTUBANDO NA ECLESIOLOGIA, NA KOINONIA E ADORAÇÃO, estas aberrações, o diabo esta feliz pois crentes estão se frustrando pois estão esquecendo os propósitos da musica, dos ritmos, tudo e para adoração e edificação, intimidade e relacionamento com Deus, não pode se tornar um capricho seu, um prazer carnal,cuidado, abram seus olhos, quem dita as regras não podem ser pastores famosos, líderes carismáticos e nem mesmo pessoas sejam ela s quem forem, quem é nosso Deus é JEOVÁ jire, rafa,shalom, el elion, etc...

MEU NOME WALDIR - 21-995354105

Unknown disse...

Mano falo tudo ,sabe qual e o problema dos pastores ,ele não tá tendo a referência a da bíblia ,só prega ,riqueza bem matérias ,mais importante ele não ler e por isso qe aigreja vai fica pq muito clínica ,oqem pode fazer ,e qem não pode ,e tão criticando a obra de Deus ,todos pasto tão caindo se vc percebe muito tão sendo desmascarado pq Deus ,tira aquele da face dele ,oqe ficam progidicando a obra ,valeu irmã continua ,fazendo aquilo q Deus manda nada pode cala a nossa boca ou qem pode impedir ,oqe Deus manda ,

Anônimo disse...

Creio que existem ritmos sensuais que de alguma forma não dão próprios para nossos cultos diante de um Deus santo e tão puro. Tudo que é sensual seja cantando ou dançando Deus não se agrada. Paz a todos

Related Posts with Thumbnails