quinta-feira, 15 de maio de 2008

Hipocrisia nossa de cada dia


Em algum dicionário, podemos encontrar o significado da palavra "hipocrisia" como sendo o vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem; fingimento, falsidade.

O fato é que cansa observar o quão hipócritas as pessoas podem ser.

Sinceramente, não consigo entender como alguém pode ser de uma forma quando está dentro de uma "igreja" (entre aspas porque a Igreja somos nós), e fora ser diferente.

Não entra na minha cabeça, como alguém pode ler a Bíblia de Gênesis à Apocalipse (quando lê) e não entender o amor de Deus, nem aprender com esse amor e nem praticar esse amor (sim, amor se pratica!).

9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

(Romanos 12 : 9-10)

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (I Pedro 1 : 22)

E o que tem a ver amor com hipocrisia?

Na minha concepção, tem muita coisa a ver. Quem ama Deus, dificilmente se comportará dessa maneira e, por consequência, quem ama Deus, deve amar o seu próximo, não justificando qualquer atitude de fingimento.

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (Marcos 12 : 30)

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12 : 31)

Esses dois mandamentos resumem todos os outros mandamentos. (Os legalistas torcem as orelhas quando escutam isso)

Mas Isaías já havia profetizado essas coisas, bem como citou Jesus:

"E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;" (Marcos 7 : 6)

Espero que o Espírito Santo trabalhe nos corações dessas pessoas, se assim for da vontade de Deus. Para a saúde das congregações.


Todo louvor seja dado somente a Deus!

ELE tenha muita misericórdia de nós!

3 comentários:

Anônimo disse...

legal esse post cara, na verdade temos que acordar e nao entra nessa onda de hipocrisia mesmo, sempre nos revestindo do amor de Deus.
que Ele tenha misericordias de nos mesmo pq as vezes somos mtos falhos.
Deus te abençoe mano!

bless disse...

É Thiago,
Ipocrisia é uma coisa inconcebível, em se tratando do povo cristão,mas ironicamente,parece que os cristãos não andam dando muita bola pra isso.Vira e mexe fico chocado em me deparar com pessoas assim e penso muitas vezes...
"puxa, isto é tão comum , e ainda me choco..."
Depois penso que é bom que me choco com isto porque do contrário teria banalizado esta atitude infeliz.

Boa abordagem...
Abraço!!

Thiago Pinheiro disse...

É com tristeza que observo esse fato. Mas é como você falou, é bom que me choco com isto porque do contrário teria banalizado esta atitude infeliz."

Quando nos acostumamos com o errado, o errado toma conta de nós.

Related Posts with Thumbnails