quarta-feira, 5 de março de 2008

Jurar é pecado?


Eu diria que sim, jurar é pecado.

Se você já viu alguém "jurar aos santos Evangelhos" (prestar juramento, colocando sobre o Evangelho a mão direita), saiba que isso é um grande absurdo!

No Evangelho segundo Mateus, capítulo 5, é narrado o momento em que Jesus é seguido por muitas pessoas. Vendo aquela multidão, Ele sobe num monte e ensina para todas aquelas pessoas. Foi o famoso sermão da montanha.

Jesus disse o seguinte:

33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
(Mateus 5:33-37)

Mais claro que isso, impossível!

É fácil entender porque Jesus nos aconselha não jurar. Assim como devemos evitar as tentações para que não pequemos, devemos evitar falar coisas que também nos façam pecar. Quem jura abre a brecha pra cair em mentira.

Tiago enfatiza isso na sua epístola universal:

"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação." (Tiago 5 : 12)

Portanto, irmãos e irmãs, não jureis.


Graça e Paz!

3 comentários:

Larissa disse...

Olá, Boa tarde.
Falo a muitas amigas que é pecado jurar e leio este sermão, mas sempre usam a seguinte alegação: eu não juro, nem pelo céu, nem pela terra,nem por jerusalém e nem por mim.
Caro irmão,o que falo a elas?

Anônimo disse...

Falo a muitas amigas que é pecado jurar e leio este sermão, mas sempre usam a seguinte alegação: eu não juro, nem pelo céu, nem pela terra,nem por jerusalém e nem por mim.
Caro irmão,o que falo a elas?

Thiago Pinheiro disse...

Olá Larissa,

No verso 34 temos: "Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis"

DE MANEIRA NENHUMA JUREIS. Não importa se você está apenas jurando, ou usando o nome de alguém para jurar. Não se deve jurar nunca.

"mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação."

Related Posts with Thumbnails