domingo, 9 de março de 2008

Religioso, não!


Na nossa sociedade, é percebível que as pessoas rotulam umas às outras, baseadas naquilo que elas enxergam nas aparências. Isso é um problema, pois, como diz o ditado: "quem vê cara não vê coração".

E o rótulo de religioso sempre soa como algo que não é bom.

Quando escuto alguém dizer que "fulano é tão religioso", já imagino que essa pessoa seja cumpridora exemplar de rituais religiosos. E rituais religiosos não significam, necessariamente, relacionamento autêntico com Deus.

Ser religioso é ser vazio. É pôr os ritos criados por homens acima de Deus e Sua vontade. É deixar de praticar obras pela fé para praticar obras pelas obras.

No tempo de Jesus existiam os Fariseus. Em hebráico, prushim, significa "os segregados". Eles eram os mais apreciados pelo povo, devido à sua dedicação ao estudo da Torah (Lei escrita) e aparente cumprimento da Lei.

Aprecidados pelo povo, mas duramente criticados por Jesus.

Inúmeras vezes, Jesus os chamou de hipócritas.


37 E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa.
38 Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar.
39 E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
40 Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
41 Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
42 Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
43 Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
44 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
(Lucas 11:37-44)

Por isso, não busquemos ser religiosos como os fariseus, mas ser cada vez mais fiéis a Deus, obedecendo Sua Palavra, honrando-O, glorificando-O, por tudo que Ele é, por tudo que tem feito e por tudo que ainda irá fazer. Bendito seja o nome de Jesus!

Que Deus nos encha com Sua glória!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails