quinta-feira, 13 de março de 2008

Papo reto - Parte 1 (Dízimos)


Cansei!

Estou cansado de ligar a TV e escutar "pregadores" dizerem que se os membros não derem o dízimo e as ofertas, o devorador vai agir, o ladrão vai tocar, o diabo vai derrubar, a vida irá desmoronar!

Grande mentira!

Muitos usam um trecho do que foi escrito pelo profeta Malaquias para justificar essas aberrações que eu citei acima.

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
(Malaquias 3:8:11)

Voltemos duas ou três páginas no livro de Malaquias:

1 AGORA, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
(Malaquias 2:1-4)

Pela Lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes dessa tribo. E como pode ser notado, Malaquias dirigiu-se a eles.

Hoje não vivemos pela Lei, vivemos pela Graça. A causa principal das nossas bênçãos é o sacrifício de Jesus Cristo. Hoje em dia não existem mais sacerdotes como os da tribo de Levi, aliás, todos nós somos sacerdotes.

Mas, e agora? Descobri a verdade, não devo mais contribuir? Claro que deve, mas não porque é obrigado e será amaldiçoado caso não contribua, e muito menos para tentar "ganhar crédito" com Deus, mas que sua contribuição seja dada segundo o seu coração, com alegria.

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (II Coríntios 9 : 7)

Existem muitas igrejas sérias que desenvolvem trabalhos sociais e de evangelização. E elas devem ser sustentadas por nós, os membros. Se Deus nos oferece tudo que temos, porque não poderíamos devolver parte disso, para que pessoas sejam ajudadas, tenham uma vida mais digna e conheçam o evangelho?

Amor. Essa palavra resume tudo. Amemos uns aos outros!

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." (I João 4 : 7)


Que o amor de Deus resplandeça em nós!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails