domingo, 30 de março de 2008

Conduta dos pais


Nas pregações, fala-se muito do comportamento dos filhos com relação aos pais. Como eles devem se portar diante de seus pais, o respeito que devem ter, honrando-os para que se prologuem os seus dias (dos filhos) na Terra.

É um mandamento de Deus. Existem diversas passagens dizendo isso:

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá." (Êxodo 20 : 12)

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus." (Deuteronômio 5 : 16)

"Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá." (Mateus 15 : 4)

Acredito que o papel do filho é bem definido e lembrado, socio e teologicamente falando. Filho que não respeita os pais é mal visto por todos, e isso é fato inegável.

Na carta de Paulo aos Efésios, capítulo 6, está escrito:

"1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra."

Enfatizando o que já foi dito algumas vezes. Então, no versículo quatro, Paulo vai mais adiante e fala também do papel importantíssimo dos pais, que muitas vezes é esquecido:

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Efésios 6 : 4)

Criar na doutrina do Senhor significa criar sob o ensinamento da Palavra de Deus. A leitura e estudo das Escrituras Sagradas devem fazer parte da relação cotidiana entre pai e filho, mais especificamente de pai para filho.

A palavra admoestação significa advertência, reprimenda, conselho, repreensão, exortação. Ou seja, os filhos devem ser direcionados pelos pais. Se eles não fizerem isso, a sociedade se encarregará de fazê-lo.

Todos sabemos que a família é a base da sociedade. Uma sociedade imoral é reflexo de famílias imorais. Uma sociedade que não leva em conta os preceitos de Deus, é reflexo de famílias que agem da mesma forma. E quem comanda uma família, é o filho?

Os pais têm papel fundamental na construção ou desconstrução da socieadade. Cabe a eles buscarem essa responsabilidade para si. O Evangelismo começa em casa, com a nossa família.

Para quem já é pai e ainda não colocou em prática essas coisas, ainda é tempo. E quem está na fila de espera da paternidade já sabe o caminho que deve percorrer quando a hora chegar.

Vamos lá, a responsabilidade é NOSSA!


Que Deus nos dê paciência e sabedoria!

2 comentários:

Anônimo disse...

Graça e paz Thiago. Linda mensagem, realmente sempre temos que honrar nossos pais, isso é mandamento de Deus. Infelizmente há muitas famílias destruídas por não estabelecer em suas vidas, Deus como nossa razão.
Deus abençoe, abraço.

Thiago Pinheiro disse...

Grande Halandeson. Família sem Deus é família perdida, consequentemente, sociedade perdida e falida.

Só a misericórdia de Deus mesmo...

Abraço

Related Posts with Thumbnails