sexta-feira, 7 de março de 2008

Deus não tem mãe!


Assunto polêmico? Não vejo motivo para polêmica.
Vamos aos fatos.

Em gêneses (livro escrito por Moisés), capítulo 1, versículo 1, temos o seguinte:

NO princípio criou Deus os céus e a terra.

No evangelho segundo João, capítulo 1, a partir do versículo 1, está escrito:

1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

João se refere a Jesus Cristo. Ele era o Verbo do princípio, ou seja, sempre existiu.
E Deus criou todas as coisas, inclusive as pessoas. Óbvio.

Diante disso, faço a seguinte pergunta: como alguém, criada por Deus, poderia ser a mãe de Deus?!

Maria foi a mãe de Jesus enquanto homem de carne e osso. Ela foi escolhida por Deus para gerar aquela criança, nada além disso, a sua missão terminou alí.

34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
37 Porque para Deus nada é impossível.
(Lucas 1:34-37)

"Porque para Deus nada é impossível"

Essa frase que o anjo Gabriel disse é simplesmente fantástica!
Deus é tão poderoso que permitiu que uma mulher estéril viesse a ter um filho (João Batista).
E mais que isso! Permitiu que uma mulher, simples, pecadora como todos nós, desse a luz àquele que seria chamado Filho de Deus!

Com todo respeito à Maria. Deus não tem mãe.

Que a misericórdia de Deus nos acompanhe!

7 comentários:

Paulo Victor disse...

Deus nao tem mae. Entao Jesus nao é Deus?

Logicamente, se Deus nao tem mãe e Jesus é Deus, logo, Jesus nao é Deus.

Thiago Pinheiro disse...

Espero que você tenha lido o texto, e não só o título.

A base para a sustentação do meu pensamento é a Bíblia, como pode ser constatado no texto, e não um "quase axioma".

Nesse seu pensamento você não está considerando a natureza humana de Jesus, mas somente a natureza divina. (E mesmo assim não faz sentido, já que DEUS não pode ser gerado do nada, pois sempre existiu. A Palavra diz que o Verbo se fez carne e sempre existiu, e por Ele foram feitas todas as coisas)

Seria até aceitável usar o termo "mãe de Deus" se ele não viesse preenchido com um sentido de adoração à Maria, mas a própria Bíblia condena qualquer tipo de adoração a pessoas, anjos, imagens, falsos deuses, etc.


Leia a Bíblia que você entenderá.

Anônimo disse...

Querido,se com essa "adoração" a Maria,vc quer falar da Igreja Católica,conheça nosso catecismo antes ok?
Nós não adoramos Maria,a veneramos por seu exemplo,ou vc acha que é pouco ser escolhida por Deus para do Espìrito Santo conceber Jesus,o Messias,Filho do Deus vivo?
Ela foi agraciada por Deus,e nós tbm somos chamados para Deus realizar em nós segundo a Palavra dEle.Venerar é um ato de reverencia,respeito pela pessoa que ela foi,pela enorme Fé que ela devotou à Deus.
Chêero&Beeijo

Thiago Pinheiro disse...

Olá Anônima.

Venerar também significa "render culto a". E cultuar é o mesmo que adorar.

Diversos padres iniciam a missa dizendo que estão todos ali para cultuar a sempre virgem Maria.

Dois erros, pois ela nao deve ser cultuada e nao foi sempre virgem.

Abraços

Anônimo disse...

OOii*--*
Olha eu vou falar uma coisa,agnt diz que veneramos Maria não a adoramos e isso é verdade,mas parece que as pessoas enchergam de forma diferente,tipo um madamento diz:Não matarás,mas existem pessoas em nossa Igreja que já mataram,é errado matar?Sim!Mas infelizmente tem pessoas que já fizeram,tem gente que adora Maria?Tem,pq acham que é certo,por nossa igreja ter inlmagens de Santos e tal as pessoas falam que agnt adora e isso me deixa muito triste,falar que fiéis erroneamente adoram Maria é verdade,mas falar que a Igreja Católica adora tá errado.Essa semana teve uma Igreja perto da minha casa que não é católica,e eles fecharam a rua e fizeram o culto deles,e muitas pessoas falaram mal e tal,mas eu entendo,nossa Igreja (onde eu moro)em dias como de Nossa Senhora Aparecida fecha a rua...E eu vejo o descaso das pessoas,como Nossa Senhora de Fátima que expeli água,mel,azeite e sal... Eu ví pessoas que se dizem católicas fervorosas procurando o que fizeram para a imagem expelir tal coisa,e outras que nunca a viram pessoalmente mas acreditam que é milagre sabe...Então o que um faz não pode condenar tds,como santos da Igreja Católica que estão no candomblé e passa na tv como hj vi passar,e não explicam o pq que eles estão no candomblé,e isso passa uma imagem errada para as pessoas sabe....
Por favor... A Igreja não adora Maria....

Anônimo disse...

Se Maria é a mãe, então José é o pai, pois foram assim nomeados por Deus quando Maria engavidou, Jesus chamava José de pai, e para José não dão nada? Nem uma escultura e nem um culto ou uma reza? Ele que criou Jesus e assumiu Maria grávida de outro? Aliás Jesus só veio pq a promessa de Deus é para a linhagem de Davi e quem pertence a essa linhagem é José! Jesus como Deus sempre existiu, Maria é mãe do homem Jesus e não de Deus! A criatura não pode ser mãe do criador e não há outro intercessor entre Deus e o homem se não Jesus, e em momento algum Jesus pede para falarmos com a mãe dele, mas sim a irmos diretamente a Ele. Leia a Biblia!

JOSE LEONISSE DE AMORIM disse...

Sou Teólogo de Maria, mãe de Deus na segunda pessoa da Santíssima Trindade (esposa do Espírito Santo) e José seu perfeito pai adotivo, na primeira pessoa Deus é nosso pai criador com o seu Espírito Santo Santificador. Portanto, maria é a sua filha predileta, pois Deus na origem não tem Pai. Maria foi gerada sem o pecado original, como nos ensina os textos bíblicos (H.9,11 e Rom. 5,21). Paz de Cristo. Salve Maria Imaculada.

Related Posts with Thumbnails