quinta-feira, 13 de março de 2008

Papo reto - Parte 2 (Dízimos)


Continuando o assunto. Antes que me joguem pedras, devo deixar claro que NÃO sou contra dízimos e ofertas. TODO cristão deve contribuir! E acredito nos 10% como sendo o "mínimo ético", não se apegando a esse mínimo, mas nos sentindo livres pra contribuir até além disso.

O meu foco, até o instante, foi mostrar que alguns líderes têm usado contextos diferentes para justificar suas investidas em se tratando de dízimos e ofertas. E nunca irei concordar com uma pregação baseada em coação.

Quando digo que vivemos pela graça, é porque somos Salvos pela graça de Deus, por meio de Jesus Cristo, e não pela lei. Não serei salvo porque estou cumprindo a lei, mas cumpro a lei porque estou salvo!

A abordagem, com relação à dízimos, deve ser outra.

1 ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
(I Coríntios 16:1-2)

1 TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;
2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.

(II Coríntios 8:1-3)

Na primeira carta à igreja de Corinto, Paulo pede pra que eles contribuam cada um com o que puderem juntar. Na segunda carta ele agradece, pois as pessoas contribuíram até acima do que podiam e deram voluntariamente.

Amar Deus e amar o próximo está muito além do que discutir se dízimo é 9% ou 11%.

14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

16
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

17
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

18
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

(Tiago 2:14-24)

"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."

Os Fariseus davam dízimos como ninguém, eram mestres na lei, e para Jesus não passavam de hipócritas! Se for dar dízimo só atrás de bênção, é melhor nem dar, pois Deus conhece nossos corações.

Porém, o cristão verdadeiro reconhece a necessidade e o dever que tem de ofertar e faz isso com alegria. Somos mordomos de Deus, ou seja, cuidamos das coisas de Deus. Então estamos apenas devolvendo ao verdadeiro dono.

1 E, OLHANDO ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
2 E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
3 E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
4 Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
(Lucas 21:1-4)

Sejamos como a viúva pobre, que deu o que tinha, mas deu de coração. Se ela fosse parar pra pensar quanto seria 10% daquela quantia, ela, provavelmente, não teria dado nada.

Vamos contribuir, não porque seremos amaldiçoados ou roubados pelo devorador, mas porque Deus já nos abençoou antes de nós termos contribuído. E abençoará cada vez mais, independentemente de qualquer coisa.

Que nossa fé seja verdadeira!

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Related Posts with Thumbnails