sábado, 8 de março de 2008

Por que perdoar?


Perdoar é, muitas vezes, o ato mais difícil de se praticar em certas ocasiões. Não pelo ato em si, que é muito belo, mas pelo conjunto de sentimentos que envolvem a situação e tomam conta do indivíduo que sofreu algum dano, injúria, etc.

Mas muitas vezes esquecemos que nós também erramos. Aliás, erramos mais do que acertamos. Nem por isso Deus se recusa a nos perdoar. Como diz a Palavra:

22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
(Lamentações 3 : 22-23)

Glória a Deus por isso!

Esquecemos também que somos cristãos, ou seja, temos Jesus Cristo como nosso Mestre e Salvador. E todo discípulo deve ser imitador do Mestre. Jesus sempre pregou o perdão. E uma das passagens sobre perdão que acho mais expressiva é a seguinte:

21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

(Mateus 18:21-22)

Jesus, na verdade, usou um exagero. É o que chamamos de hipérbole, uma figura de linguagem que engrandece ou diminui exageradamente a realidade, para que produza maior impressão.

Imagine quão misericordioso seria alguém que perdoasse tantas vezes a mesma pessoa. É assim que Jesus deseja que sejamos. Não podemos ser o sal da terra e a luz do mundo se não refletirmos a imagem daquele que nós anunciamos.

Falo como irmão, nem melhor nem pior do que ninguém. Digo que é bem melhor liberar o perdão verdadeiro, retirando as mágoas do coração e usar os erros cometidos pelos outros para aprimorarmos o nosso próprio caráter. Como diz um ditado popular: "o sábio aprende com os erros dos outros".

Para perdoarmos, precisamos estar calmos, sem estar sob controle das emoções extremas. Perdoar é um ato racional. Sejamos sábios!


Que Deus nos guie nessas horas!

2 comentários:

Unknown disse...

Olha, o perdao realmente eh uma coisa que ta faltando muito em muita gente viu.

Mas primeiro: como eh a natureza do perdao?

vamos as Hipoteses:

1-Seria perdoar aceitar as desculpas e reconciliar como se nada tivesse acontecido? Pode ateh ser, mas o que acontece se a memoria do fato a ser perdoado passa pela cabeca da pessoa que foi ofendida? A memoria pode causar dor e findar trazendo a magoa de volta!

2-Seria perdoar simplesmente quando alguem pede desculpas e cada um segue seu rumo pra nao voltar a memoria do ato a ser perdoado? Tipo, dois pessoas brigam feio. E aih um vai e pede desculpas apenas como uma "saida diplomatica" e a outra pessoa aceita, mas nunca mais se falam. Apenas esquecem do odio.
NAO, isso nao eh perdao! perdao eh apenas abaixar as armas.

Na minha opiniao o perdao eh quando um individuo olha pra o seu ofensor perdoa de coracao, se lembra da ofensa mas nao sente mais magoas. E os dois individuos conciliam de vez. Porem acontecer, o ofensor tem que mostrar arrependimento, e reconhecer o erro. Cabe ao ofendido reconhecer o remorso do ofensor e alivia-lo de sua culpa. E assim a reconciliacao eh perfeita.

Porem, nos seres humanos nao somos tao perfeitos assim. Eu por exemplo, nao consigo perdoar 100% se nao pedirem desculpas sinceras a mim; mas se pedirem eu perdoarei em cheio. Ja uma amiga minha por exemplo, ela diz perdoar a todo mundo, mas na hora que a lembranca de uma ofensa acende na cabeca ela fica o mesmo sentimento de raiva e de vinganca nao importa se o ofensor pediu ou nao desculpas.

O ideal eh que sempre estejamos dispostos a perdoar e pedir desculpas. Eh questao de humildade que nosso Senhor Jesus cristo cujo coracao era manso e humilde nos ensinou.

Unknown disse...

Eu suplico aos meus irmaos:

Nao tenham medo de pedir desculpas! Nao eh uma fraqueza mas sim uma virtude mostrar humildade e assumir os seus proprios maus atos.

E tambem.. NUNCA neguem perdao pleno aos irmaos que se arrependem das ofensas convosco. O proximo a precisar do perdao podem ser voces!

Busquem sempre a reconciliacao e perdoe uns aos outros. Se vc nao pode perdoar uma ofensa do proximo, pq Deus tem a obrigacao de perdoar teus pecados entao?

Related Posts with Thumbnails