sábado, 5 de abril de 2008

Cinco solas


Muitos de nós nunca ouvimos falar nos cinco solas, porém, quem lê a Bíblia e crê como sendo a Palavra Viva de Deus, tem esses princípios na ponta da língua, mesmo sem saber.

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Pedro 1 : 23)

Os cinco solas são os princípios fundamentais da Reforma Protestante: sola fide, sola Scriptura, solus Christus, sola Gratia e soli Deo gloria.

Sola fide, ou "somente fé", afirma que a Salvação é através somente da fé daquele que crê que Jesus é o Cristo.

Sola Gratia, ou "graça somente", diz que a salvação é inteiramente condicionada à ação da graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjuto com a obra redentora de Jesus Cristo.

Sola Scriptura, ou "somente a Escritura", diz que a Bíblia é suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs e a Escritura interpreta a própria Escritura.

Solus Christus significa "Salvação somente por Cristo".

Soli Deo gloria, ou "glória somente a Deus", é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.

O movimento de Reforma Protestante começou no século XVI, na Europa Ocidental.

Como o próprio nome diz, era uma tentativa de reforma da Igreja Católica Apostólica Romana, não de separação, mas como grande parte da Europa não aceitava a idéia, houve então a separação entre as igrejas reformadas. Daí pra frente é matéria pra outros artigos.

Fiquem com Deus.


Soli Deo gloria!

3 comentários:

Suzana disse...

Ola Thiago!!!
valew pela visita ao meu blog e por comentar, fique a vontade para voltar sempre que puder!
seu blog tb é bem legal e sinceramente um cara q eu admiro e ainda um dia tenho interesse de ler mais sobre ele é o Lutero, ele foi o cara.Logico que tirando Jesus neh?!
fica na paz!
beijo.

Thiago Pinheiro disse...

É Suzana, Lutero foi um cara corajoso. Como cristãos, devemos ser corajosos também, ainda mais nos dias de hoje, onde a Palavra de Deus tem sido vendida como um sabonete que te lava agora e amanhã não.

A Igreja deve ser a porta-voz do Reino. Somos embaixadores da parte de Cristo.

Deus te abençoe e volte sempre!

bless disse...

Olá Thiago,primeiro valeu pelo teu comentário no Bless,acho que a gente se edifica muito quando existem comentários sinceros e que acrescentam realmente no assunto.Por não conhecidência ontem pensei sobre esta expressão soli del glória e iria procurar saber mais a fundo.Deus usou tua postagem pra me esclarecer.Ja tenho lido este blog e é muito de Deus,estarei te linkando no bless para abençoar mais vidas.Boa Semana irmão.Daniela

Related Posts with Thumbnails