quarta-feira, 2 de abril de 2008

O amor


Se eu pudesse resumir tudo que diz respeito a Deus, Suas vontades, Seus mandamentos, Sua essência, eu resumiria em uma única palavra: "amor".

O apóstolo Paulo escreveu na primeira carta aos coríntios, no capítulo 13:

1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Não há como acrescentar palavras ao que Paulo escreveu. O amor é tudo isso e mais algo que não pode ser descrito.


Que o amor de Deus nos faça refletir sobre a maneira como lidamos com a vida.

5 comentários:

- disse...

Contam que foi pedido a Rui Barbosa para que escrevesse um texto sobre o amor e ele disse: "O que é o amor? -Depois que Paulo escreveu 1 Coríntios 13, não creio que ninguém tenha a coragem de escrever outra coisa e acrescentar o que ali está escrito e dito."

Que o amor de Deus esteja presente na nossa consciência, no nosso coração e na nossa vida.

Um abraço!

Thiago Pinheiro disse...

Não conhecia essa resposta do Rui Barbosa.

É isso aí meu irmão, você complementou de forma sublime dizendo: "Que o amor de Deus esteja presente na nossa consciência, no nosso coração e na nossa vida."

Deus te guarde.

Anônimo disse...

pois eh
concordo
1 corintios 13 ''resumi'' bem oq eh o amor verdadeiro mesmo
abraços

Thiago Pinheiro disse...

Não quero parecer clichê, mas "o amor é lindo", Deus é maravilhoso.

=)

Faculdade Teológica disse...

Essência de Deus
João Alexandre


O mundo há de passar e toda profecia
Os dons, as línguas e tudo mais que existir
Porém como aquele que foi
Hoje é e pra sempre há de ser
O amor é a essência de Deus
E pra sempre também vai viver

Bondoso e sem rancor, fiel e consciente
Humilde e sofredor, espera tão somente
Justo e verdadeiro, tudo suporta e tudo crê
Tão puro e perfeito é o amor
Não busca interesse ou favor
Mistério, expressão, vida e luz do Senhor

Se eu pudesse saber destinos ou futuros
Fazer mover as montanhas com minha fé
Se eu pudesse falar qualquer língua
Em qualquer lugar
E desse os meus bens ao mais pobre
Ou morresse em favor de alguém

Se não tivesse amor, de nada valeria
Se não tivesse amor, proveito algum teria
Fria e sem razão a vida, então, passaria
Vazio seria o falar
Um sino que insiste a tocar
Se dentro de mim não valesse o amor

Related Posts with Thumbnails