terça-feira, 1 de abril de 2008

O dia da Verdade


O dia 1º de Abril é conhecido, pelo menos aqui no Brasil, como o dia da mentira. Grande parte da população se "diverte" contando mentirinhas. Quando não encontram alguém que possa ser vítima da brincadeira, chegam até a telefonar só pra pregar um peça em algum conhecido.

Não sei ao certo quando e como essa tradição começou, mas o fato é que ela se instalou no nosso calendário.

Mas há algum mal em falar mentiras mesmo que seja por brincadeira? É pecado brincar dessa maneira?

Bem, pecado é tudo que vai de oposto aos preceitos de Deus. Sendo a mentira algo abominado por Deus, chego à "fantástica" conclusão de que mentir, mesmo que de brincadeira, seja pecado sim.

Há algo implícito em toda essa "brincadeira". As pessoas passaram a se acostumar com a mentira, ou seja, aceitam como algo normal. Mas estão brincando com um assunto muito sério. A mentira é a única criação que, na Bíblia, é dita como sendo do diabo:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44)

Foram palavras ditas pelo próprio Jesus.

Acredito que devamos fazer exatamente o contrário nesse dia. Devemos combater a mentira com a Verdade. Alguém contou uma mentirinha pra você? Exorte na mesma hora, diga o que Deus pensa sobre a mentira, diga de onde vem a mentira e ensine onde está a Verdade.

"Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;" (Hebreus 3 : 13)

"A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre." (Salmos 119 : 160)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

Vamos transformar o dia da mentira no dia da Verdade. Que esse não seja apenas um discurso bonito feito por um cristão, mas que seja parte da nossa caminhada todos os dias. É com pequenas atitudes que se iniciam grandes transformações!


Que a vontade de Deus prevaleça.

4 comentários:

Anônimo disse...

ae massa esse post mano
eh isso ae
a mentira nao ta com nada
a verdade sempre vai prevalecer!
o/

Lucas Coimbra disse...

Acho q ñ preciso dizer nada. Foi importante vc ter salientado esse "costume" de mentir que aos poucos, os cristãos se acostumam.

*Peguei o banner p/ por no meu blog. Já ñ é a 1º vez que passo por aqui...

Thiago Pinheiro disse...

Inclusive essas pequenas mentiras, contadas como forma de brincadeira, podem ferir profundamente alguém.

Já pensou que podemos estar "destruindo" sonhos de quem recebe uma informação falsa? Mesmo que depois seja desmentido, mas a dor momentânea pode interferir diretamente na motivação daquele que tem o sonho...

è complexo porém real.

Deus abençoe vocês!

Unknown disse...

Eu acho esse assunto interessante. Sim, temos a tradicao de "enganar o bobo na casca do ovo" no dia 1 de abril. Pelo menos a maioria de nos nao quer machucar ninguem (eu espero). Mas e quando uma mentira toca nos sentimentos de alguem? tipo... alguem esta gostando de uma menina qeu nao quer ele e aih um "amigo" vai e fala no dia da mentira "meu.. ela te quer vai la e corra atraz dela" soh pra ver o cara levando um fora?

Eu pelo menos quando tiro brincadeiras eu falo mentirinhas obvias que soh de falar ja sabem qeu eh mentira (tipo "eu vi um E.T.") pra animar o animo do dia. Mas eh muito facil alguem usar o dia pra sacanear alguem.. e isso eh o que me encomoda.

Portanto... nao sei o que dizer sobre isso! Mas creio que devemos ter muito cuidado para nao deixar qeu uma brincadeira machuque alguem.

Related Posts with Thumbnails